terça-feira, 10 de novembro de 2015

JOGOS DO EGO EM MINHA VIDA

O ego é um jogo da mente e sou fera , boa demais neste jogo .
Para o ego os relacionamentos não são importantes , o que importa é dominar .
1* : Dominar : Adoro dominar , ficando no controle de tudo : relacionamentos , trabalho , família , etc.
Se peço algo pra alguém e não sou atendida , fico magoada , porque esta pessoa não está sobre meu controle , podendo assim me dizer não ou simplesmente não fazer .
Sempre fui muito teimosa e quando não conseguia algo ou que as coisas fossem de meu jeito , empacava feito uma mula , tentando convencer o outro a me dar o que eu queria , muitas vezes sem sucesso , mas agi assim muito .
E na maioria das vezes , assentada em um saco de raiva , pelas coisas não serem do meu jeito , tentando , mais que tentando dominar , controlar tudo .
Em reuniões de grupo , algumas vezes dei  sugestões , que nem eram ouvidas ,  analisadas ou levadas em conta , ficando assim chateada e desaparecendo , pois eles não davam sinais de estarem sobre meu controle .
O jogo da dominação pode ser direto ou indireto .
Dominação direta : uso da voz , palavras ou gestos para dominar, controlar situações , pessoas ou grupos .
Quando era criança , só um olhar de minha avó , eu já sabia que tinha que sair dali , senão ela me pegava pela orelha e me punha pra fora .
Meu tio Celso já falecido , adorava controlar a todos gritando , xingando , dando uma de valentão .
Eu procurava dominar pela palavra , dando uma de quem está com a razão , principalmente em família , dava a última palavra e tirava o corpo fora , fechada a outras opiniões , não queria nem ouvir .
Dominação indireta :
* Confiança para dominar : " Se não posso confiar em você , como posso ficar com você ? "
* Em nome do amor e amizade : Certa vez descobri que minha mãe abriu algumas cartas que eu havia recebido , o que não era nada demais , mas fiquei muito chateada pois pra mim era invasão de privacidade , mas pra ela era uma preocupação saudável com o que sua filha andava fazendo . Puro controle .
Outra ocasião , na adolescência , levei um pito de minha mãe por ter cortado meu cabelo bem curto , pois segundo ela , eu tinha que pedir permissão pra isto pois ela preferia meu cabelo longo , afinal de contas ela era minha mãe .
* Usar habilidades para dominar : chefe que acha que sabe tudo e não aceita sugestões.
* Usar o conhecimento : fazendo compras ,  você vai na frente guiando um grupo ou uma pessoa .
* Dominar pela culpa , fazendo a pessoa se sentir mal e assim controlamos : marido que esquece o dia do aniversário de casamento , por exemplo .
* Cara de dó  : alguém fez algo que me magoou , pedi desculpas e faço aquela cara , assim tenho o outro em minhas mãos .

2* : Ser dominado :
Meu ego não gosta de ser controlado , resistindo bravamente a todo tipo de controle .
* Não me diga o que ou como fazer ....eu sei como fazer !!!
* Não aceita sugestões : Puxa , eu faço do meu jeito , sabe ?
* Às vezes , fingindo que concordo , mas fazendo o que me dá na telha .

3* : Eu estou sempre certa ...com certeza !
* Aha! Eu não disse ? 
* Aha ! Bem que eu lhe avisei !
Não gosto de hierarquia , a não ser que eu esteja no topo ou dominando alguém .

4* : Você está sempre errado .
Gostamos de ver os erros dos outros , gostamos de apontar o dedo , assim nos distraímos e não vemos os nossos próprios erros .
Gostamos de comentar sobre o erro alheio , e no entanto  se erramos , tentamos esconder e não queremos que ninguém fique sabendo ou que fale a respeito .

Minha tia ouviu em algum lugar que pode conseguir tudo com o poder da mente , gostou da ideia e tudo dela é : vou mentalizar . Eu aprendi que o que move a realidade são as emoções , então um dia disse pra ela que ela estava errada .
Começou o conflito pois era eu de um lado tentando fazer a cabeça dela , lhe mostrando com mil argumentos que ela estava errada e eu certa .
E ela do outro lado , firme em suas convicções , tentando me mostrar que ela estava cheia de razão .
Dois egos se enfrentando , em posições opostas no jogo do certo / errado , e como ninguém cedia , sem sair do lugar .
Até que um dia , compreendi que era bobagem brigar por aquilo , lhe dizendo que ela ficasse com o que era bom pra ela e que eu faria o mesmo . Fim da guerra !!

5* : Luta pela sobrevivência :
Existem apenas ideias de como as coisas deveriam ser , porém nós pensamos que somos as nossas ideias e vivemos ou muitas vezes morremos pelas nossas ideias .
Pra o ego sobreviver , ele costuma tomar as coisas como pessoais , às vezes como se tivesse sido atacado , ele toma partido , querendo provar de qualquer maneira que está com a razão .
O ego sempre arruma justificativas , tentando mostrar que está certo , em nome de uma ideia ou ideal .
Neste posicionamento ele se senti vivo , algo por quem ou pelo qual lutar : política , futebol , etc .

6* : Encobrimento :
Damos uma de bonzinhos , de impecáveis , apontando dedos , julgando , rotulando , encontrando falhas em outras pessoas : pura maledicência .
Assim acreditamos desviar a atenção de nós mesmos , encobrindo nossos defeitos ou erros .

O que podemos fazer com estes jogos ?
Podemos olhar para  eles , tomando consciência , enquanto acontecem nas nossas relações . Temos que aprender a nos ver jogando estes jogos pois eles existirão enquanto o ego existir , causando conflitos e brigas , estragando relacionamentos .

Puxa  , tenho muito o que aprender !!!!!.......rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs......
Ângela Pedrosa




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.