segunda-feira, 25 de maio de 2015

Reflexões Ensinamento 25/05/15

   " Todo mundo é único . Não tente moldar todos com características iguais . " AB

     Há muitos anos atrás recebi de um mestre espiritual o nome saniasico de Nirala , que significa única , incomparável , não havendo nada nem ninguém igual . Ele me disse que eu precisava perceber isso e parar de me comparar com outras pessoas .
    Na ocasião eu só olhava pra fora , não dando a mínima para o meu mundo interno , sempre me comparando e me jogando pra baixo e tudo o que eu queria era ser muito diferente do que eu era . Tinha a ideia absurda de que tudo e todos eram melhores e mais importantes do que eu e haja sofrimento e dor .
   Fiz muitas terapias e cursos buscando melhorar , mudar , me tornar diferente do que eu me via e confesso sem muito sucesso , sendo que uma terapeuta uma vez me disse que eu sabia tudo o que havia de errado comigo sem fazer qq movimento de mudança . Confesso que fiquei muito frustrada , chegando a conclusão de que eu não tinha solução , que era um caso perdido .
   No ashram de Mestra Isha , ela sempre falava que via cada um de nós como perfeitos , que nós nunca havíamos feito nada de mal neste mundo , pois éramos o que éramos . Na época eu me via tão imperfeita e diferente de todos , que esta fala dela , muito me frustrava , sendo que eu não conseguia enxergar isto .
   Não há nada mais desagradável do que comparação , do que querer ser diferente do que se é pois em realidade quem é que compara , analisa , reclama , nos joga pra baixo ou pra cima e quer ser igual a todo mundo , menos o que se é ?? 
   A nossa velha mente com seu comportamento dual , que está sempre olhando pra fora , cheia de medos e querendo aparecer , ser o centro das atenções , buscando desesperadamente amor e segurança .
    Outra coisa q noto em mim é a minha mania de querer que o outro pense ou aja de acordo com minha cabeça , tentando moldar as pessoas de acordo com aquilo q penso ser o certo ou o bom pra todos ; sem muito respeito pelas posturas alheias . Já tentei muito ser a dona de verdade , convencer , querer nivelar as pessoas pra que sejam parecidas comigo , principalmente em família e com pessoas amigas .
    Mas o universo em sua infinita sabedoria não criou nada igual de fato pois até gêmeos aparentemente idênticos tem pequenas diferenças e muitas vezes temperamentos contraditórios ou bem diferentes .
    Num mesmo clã familiar , pessoas criadas com os mesmos condicionamentos e programas , ainda assim são diferentes em muitas coisas , não sendo produção em série . Cada um tem algo próprio , algo que o torna único , incomparável e são estas diferenças particulares que cria a diversidade , que torna a vida dinâmica e tão interessante .
   Depois que aprendi e experienciei , aceitando de fato a minha unicidade , me amando exatamente como sou , começo a desfrutar da unicidade de cada pessoa que cruza o meu caminho . 
   Bhagavan fala que não devemos tentar entender as pessoas pois isto é impossível , mas sim senti-las , experienciá-las , pois cada um é o que é . Cada um é perfeito em sua própria verdade e portanto único , uma expressão única da vida .
   Estou aprendendo a olhar pras pessoas sem julgamentos , críticas e muito menos comparações , o que pra mim nem sempre é muito fácil , pois existe em mim ainda uma vontade de moldar  o outro , de convence-lo a ser como eu , porem toda vez q brota essa vontade , sei que preciso olhar pra dentro de mim mesma pois geralmente existe aí um certo medo e mania de controlar .
     Mas é uma delícia quando consigo olhar , apreciar , mergulhar na energia do outro com profundo respeito , simplesmente sentindo , abraçando sua unicidade , feliz por ter aquele ser as vezes tão diferente de mim , pra poder simplesmente amá-lo exatamente como ele é .
    Explorando , desfrutando da unicidade de cada um , agradeço
      Ângela Pedrosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.