domingo, 24 de maio de 2015

REFLEXÕES ENSINAMENTO 24/05/15

   " Tentar apontar a culpa é como descascar uma cebola , vc não chega a lugar nenhum ."   AB

      Quando apontamos com o dedo indicador culpados , observe que há outros pelo menos 3 dedos apontando pra gente mesmo . Este é um caminho fácil , olhar pra fora e tentar jogar a culpa pelo q estamos sendo ou sentindo no outro , mas isso não muda nada , nem resolve a situação ; só trás mais sofrimento e dor .
     Quem vive procurando culpados pra se sentir bem , está apenas fazendo papel de vítima e no fundo td q mais quer é manipular , controlar a situação , controlar as pessoas , porque pensa q assim vai se dar bem ; mas o q de fato está acontecendo é que aos poucos vai afundando no próprio lodo .
    De onde brota a culpa ?  
    Geralmente vem do medo da vida , da opinião alheia , de um olhar focado no outro , sempre olhando pra fora ou talvez quem sabe de um enorme perfeccionismo , auto exigência .  Medo de q eu seja descoberto , de q as pessoas vejam como realmente sou , então muitas vezes pra me sentir seguro e protegido , aponto culpados ou culpo a mim mesma .
    Mas tudo aquilo q nos recusamos a ver e integrar se transforma num  eu secreto ou sombra que fica escondido debaixo do tapete , muitas vezes somos totalmente inconscientes dele , mas com certeza ele influencia e muito as nossas vidas , nos faz andar na corda bamba e ao aflorar trás consigo muita dor . Apontar culpados ou se auto culpar é uma maneira de tentar controlar nossa realidade .
    Como lidar com a culpa ? Trabalhando sobre si mesmo pois o problema real é com a gente mesmo . Olhar pra dentro , pra si mesmo .
   * Ver q está se sentindo culpado ou querendo apontar culpados.
   * Ouvir as histórias q brotam da culpa .
   * Aceitar totalmente esta parte sua sem julgar , condenar ou avaliar.
   * Amar a si mesmo incondicionalmente com toda sua luz mas principalmente com toda sua sombra ou eu secreto .
   Assim toda carga ou dor escondida por trás da culpa aflora e ao ser liberada , nos tornamos livres e inteiros .

   Um tio muito querido q já faleceu , era extremamente sedutor e controlava as pessoas ao seu redor , se fazendo de vítima e apontando culpados . Se considerava e alardeava ser um homem muito bom e vivia dizendo 'Eu sou bom  , e o mundo todo está contra mim . Todos meus colegas de trabalho ganham altos salários e eu fui aposentado com salário mínimo . Veja a mulher com a qual vivo , muito nervosa , não cuidando bem de mim . Eu sou bom , muito bom , mas o mundo não reconhece meu valor .' Adorava tb dizer como estava fisicamente doente e q não merecia ser assim , pois a vida tinha sido muito injusta com ele . Morreu como viveu apontando culpados , sem sair um milímetro sequer do lugar , estagnado , explorando toda a família que sustentava seus luxos .

   Quando me pego tentando fazer o outro se sentir culpado é porque quero q o outro seja diferente do q é , pra eu me sentir bem , quero manipular a realidade , sem aceitar o que a outra pessoa é ,quero ser dona da razão . E como não tenho o poder de mudar o outro , crio conflitos e sofrimento . Isto acontece comigo com pessoas da família , pessoas próximas . Toda vez q me vi , me sentindo culpada , era pq queria o apoio do outro . Puro controle .
    Mas a medida q vou reconhecendo a minha vontade de controlar , através da culpa ,
que olho pra isso , sem qq esforço algo muda dentro e o conflito cai por terra.

   Sempre atenta ao meu mundo interno , agradeço .
      Ângela Pedrosa
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.