terça-feira, 23 de junho de 2015

Reflexão 23/06/15

" Conhecer sua ignorância é a verdadeira sabedoria ." AB

   Todos os grandes mestres e sábios que conheço sempre dizem q nada sabem . Custei muito a compreender isto pois pra mim o sábio deveria saber de tudo , pensei muito a respeito , refleti e depois deixei pra lá  , pois não conseguia compreender esta fala deles .
  O tempo foi passando , as fichas caindo e comecei a perceber q o sábio se mantinha quieto ,ancorado no momento presente , apenas observando tudo q a vida lhe trazia , aberto as infinitas possibilidades , aceitando, acolhendo a si mesmo , as pessoas e as situações e desafios q se apresentavam .
   Comecei então a perceber a diferença entre conhecimento e sabedoria .
   O conhecimento brota do acúmulo de informações , da pesquisa científica , psicológica , do estudo , do aprendizado de novas habilidades e técnicas e de tantas outras coisas ; tendo sua utilidade e importância no mundo no qual vivemos .
   Por exemplo : estudei e trabalhei com medicina por mais de 30 anos e pra dar o meu melhor ,  me atualizei , fui a congressos , fiz algumas especialidades ; crescendo assim em habilidades , adquirindo o máximo de conhecimento possível dentro da área de trabalho q abracei .
   A sabedoria lhe dá uma excelente qualidade de vida pois lhe mostra na prática como lidar com vc mesmo , como se relacionar , como ter clareza frente aos desafios q a vida lhe trás , lhe dá jogo de cintura , flexibilidade , muitas alegrias , expansão de consciência e aos poucos vai florescendo seu coração .
   Da sabedoria nasce a unidade interna q transborda , se expande criando unidade com tudo e todos .
   E adivinha quem é a mãe da sabedoria ??A mais pura ignorância , pois do saber q eu nada sei brota a sabedoria .
  A sabedoria é construída momento a momento , abraçando tudo o que a vida nos trás , ficando com o que é .
   Neste momento estou sentada aqui no computador , refletindo sobre o ensinamento do dia , alerta , estimulada , presente e muito feliz . Mas eu sei o q vai acontecer daqui há um minuto ?? Daqui há uma semana , um mês , um ano ?? Com certeza não ,  posso planejar , mas nada me garante q as coisas vão sair do jeito q quero  .
   Só posso me abrir às infinitas possibilidades , ancorada no presente , abraçando o q a vida me trás tranquilamente e agradecida , totalmente aberta ao q der e vier ; com a única certeza q posso ter ,de que tudo o que é dado é absolutamente perfeito .
   Assim me abro pra receber e desfrutar sem qq reclamação.
   Se daqui a pouco surgir uma experiência q me traga dor , tristeza , raiva ou medo apenas me abro pra sentir , experienciar , expandido desta forma minha consciência , me permitindo me aceitar , amando as coisas do jeito q são , sem tentar mudar absolutamente nada , sem espernear ; por fim passo a viver imersa em sabedoria .
   Enfim , saber q eu nada sei , nem quero saber , ser ignorante é a mais pura sabedoria .
   Desejando a todos a alegria de ser ou viver desta maneira .
   Com amor e gratidão
    Ângela Pedrosa
  

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.