terça-feira, 16 de junho de 2015

Reflexão 15/06/15

" A melhor forma de se relacionar com sua criança , às vezes  é  , se tornar vc mesmo uma criança." AB

   Havia um rei de um condado distante na antiga Prússia , cujo único filho de uma hora para outra , subiu em um poleiro e passou a se comportar como uma galinha pois tinha a firme convicção de ser este animal  .
   Seu pai muito preocupado e desejoso de q seu filho voltasse ao normal , chamou médicos de várias partes do mundo , com a esperança de curar- lo ; porém todos davam o mesmo diagnóstico de doença mental incurável.
   Já muito desanimado e sem saber mais o q fazer , o rei teve notícia de um velho sábio q morava na montanhas distantes , quase divisa com o condado vizinho .
   Mandou um grupo de pessoas trazer este sábio , como último recurso pra curar seu filho . Qdo o mesmo chegou , lhe contou entre lágrimas de desespero , o q acontecia com seu único  filho , pedindo-lhe encarecidamente ajuda .
   O sábio lhe pediu q o levasse até o rapaz pra ele avaliar a situação , então disse ao rei q iria tentar ajudar o rapaz , porém o rei deveria prometer não interferir , nem dar palpite no tratamento , deixando td por conta dele . O rei concordou relutante , mas deu sua palavra .
   Então o sábio colocou uma roupa de galinha e foi morar no mesmo poleiro aonde o príncipe havia se colocado. Se o rapaz ciscava , o sábio ciscava , se cacarejava , o sábio o imitava .
   Aos poucos o príncipe começou a olhar pra aquela outra galinha e tomou confiança , saindo de seu mundo fechado e começando a compartilhar a vida de galinha com o sábio .
   A medida q crescia a confiança do príncipe/galinha no sábio , este desceu do poleiro , esticou as pernas e como quem não quer nada , mostrou q sabia andar em pé . O príncipe olhou pra ele de queixo caído , admirou aquele jeito de andar e resolveu imitar.
    Aos poucos , sem forçar em nada , o sábio foi ensinando ao príncipe de novo a se comportar como um ser humano , sendo q em pouco tempo o príncipe havia se recordado de q era uma pessoa , desistindo então de ser uma galinha .
   Não me recordo aonde li esta estória , pois já faz muito tempo , só sei q na ocasião eu achei td muito estranho e engraçado ,  pois eu não tinha a menor idéia de q as crianças fossem imitadoras naturais e q ela aprendem é pelo exemplo e não pelo q lhes é dito . Elas estão sempre atentas ao comportamento dos adultos q lhe servem de referência , assim os programas de vida e comportamentos são inconscientemente implantados .
    Então pra experienciar melhor uma criança , vendo e sentindo como ela vê e sente o mundo , assim criando um relacionamento bom , o melhor é descermos ao nível delas . 
   Assim podemos sentir melhor suas dificuldades e avaliar bem sua potencialidades , como tb podemos ver o q elas estão captando dos adultos ao redor , q vai influenciar no seu comportamento futuro ou no adulto q será .
   Além do mais será bastante divertido pois a maioria das crianças são mais soltas , menos reprimidas q os adultos , pelo menos até certa idade .
   Eu nunca experienciei isto , mas creio q iria ser muito legal , muito bacana voltar a ser criança de tempos em tempos .
   Qdo li a estória acima pensei q era inútil e q não me serviria pra nada , agora do nada ela voltou a minha memória  , foi só ler o ensinamento acima , q não parei de pensar mais nela , então decidi compartilhar com quem possa se interessar .
   Desde já agradeço .
    Ângela Pedrosa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.