quinta-feira, 30 de março de 2017

Respeitosamente

Respeito 

Fui ensinada a respeitar meus pais , avós , professores , figuras de autoridade , idosos , empregadores , etc ; porém sempre senti mais temor e medo deles , do que respeito de fato .

Minha avó e mãe eram pessoas muito autoritárias , mandonas , e eu morria de medo delas , impondo respeito olhando de cima , e se não conseguiam o que queriam , do jeito  delas , partiam para briga , esbravejando ; e para minha surpresa , eu também ja agi assim muitas vezes , eu costumo ser assim .

Agora , começo a perceber , que o verdadeiro  respeito nasce do amor , da admiração genuína , do carinho , da ternura .

Creio que o respeito começa , quando nos abraçamos e acolhemos , exatamente como somos , quando amamos de verdade a gente mesmo .

Não sei , se ainda me amo tanto assim , porém sei que estou aprendendo  , a me aceitar com todas as minhas nuances e flutuações internas , a tentar cuidar melhor de mim mesma .

Observo que a medida que o amor cresce em mim , aos poucos vai surgindo um respeitar , uma compreensão , um cuidado pleno de gentilezas e carinho , uma atenção .

Então este respeitar transborda ,  e meu olhar  , em direção ao outro vai mudando .

Começo a me maravilhar com o outro , a admirar as diferenças , a observar atentamente pessoas e coisas ao meu redor .

Começo a mergulhar na alegria do encontro , na apreciação genuína do mundo que me cerca .

Creio que consigo ver , como tudo que me cerca é importante , uma valorização das pessoas vai surgindo , num misto de necessidade , perplexidade , interesse , relaxamento e entrega .

Talvez só agora , eu comece a viver de fato , cheia de respeito e portanto  de amor pela vida , então um pouco mais ancorada no  presente , começando a experimentar o desfrutar , o se deliciar com a vida .

Enfim , venho aprendendo que respeito  é,  olhar para a vida com atenção plena , cuidado , se maravilhando com as diferenças .

Respeito é acolher , abraçar , amar gentilmente , transbordando , dando pela alegria de dar .

Sou grata 
Ângela Pedrosa



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.